Organização popular garante que estudantes voltem as aulas em Marabá

Cerca de 50 estudantes da comunidade Vila Espírito Santo, em Marabá/PA, estavam sem condições de freqüentar a escola por falta de transporte público. Desde o início de agosto, quando encerraram […]

Cerca de 50 estudantes da comunidade Vila Espírito Santo, em Marabá/PA, estavam sem condições de freqüentar a escola por falta de transporte público. Desde o início de agosto, quando encerraram as férias, as crianças e jovens não podiam se deslocar até a escola no Km 2, em São Felix, e no São Feliz Pioneiro, por conta da suspensão do ônibus.

Nesta quinta-feira (16), lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), juntamente com pais e lideranças da comunidade Vila Espírito Santo foram até à Secretaria de Educação do município (SEMED) cobrar uma posição do secretário com relação à suspensão do transporte público.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação se comprometeu em regularizar o transporte escolar a partir de segunda-feira, dia 20 de agosto, e a dar um reforço escolar para os alunos para que não fiquem prejudicados com relação ao conteúdo perdido nesses 15 dias sem aula.

Após retorno para a comunidade, se organizou uma grande assembléia com a participação de toda a comunidade, para contar o resultado da reunião. Na assembléia Wilson Silva, presidente da comunidade e um dos militantes do MAB afirmou “essa vitória só foi possível porque estamos organizados no MAB. Já tinha ido lá na secretaria de educação 2 vezes sozinho e eles nem me atenderam.”

A Vila Espírito Santo ,com mais de 100 famílias, está ameaçada de ser totalmente deslocada caso a Barragem de Marabá seja construída. Vamos permanecer vigilantes para garantir que as crianças e os jovens tenham acesso a educação, e que os direitos da população sejam garantidos sem a necessidade de construir barragem, reforça o militante do MAB. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro