Organização popular garante que estudantes voltem as aulas em Marabá
Cerca de 50 estudantes da comunidade Vila Espírito Santo, em Marabá/PA, estavam sem condições de freqüentar a escola por falta de transporte público. Desde o início de agosto, quando encerraram […]
Publicado 20/08/2012
Cerca de 50 estudantes da comunidade Vila Espírito Santo, em Marabá/PA, estavam sem condições de freqüentar a escola por falta de transporte público. Desde o início de agosto, quando encerraram as férias, as crianças e jovens não podiam se deslocar até a escola no Km 2, em São Felix, e no São Feliz Pioneiro, por conta da suspensão do ônibus.
Nesta quinta-feira (16), lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), juntamente com pais e lideranças da comunidade Vila Espírito Santo foram até à Secretaria de Educação do município (SEMED) cobrar uma posição do secretário com relação à suspensão do transporte público.
Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação se comprometeu em regularizar o transporte escolar a partir de segunda-feira, dia 20 de agosto, e a dar um reforço escolar para os alunos para que não fiquem prejudicados com relação ao conteúdo perdido nesses 15 dias sem aula.
Após retorno para a comunidade, se organizou uma grande assembléia com a participação de toda a comunidade, para contar o resultado da reunião. Na assembléia Wilson Silva, presidente da comunidade e um dos militantes do MAB afirmou essa vitória só foi possível porque estamos organizados no MAB. Já tinha ido lá na secretaria de educação 2 vezes sozinho e eles nem me atenderam.
A Vila Espírito Santo ,com mais de 100 famílias, está ameaçada de ser totalmente deslocada caso a Barragem de Marabá seja construída. Vamos permanecer vigilantes para garantir que as crianças e os jovens tenham acesso a educação, e que os direitos da população sejam garantidos sem a necessidade de construir barragem, reforça o militante do MAB.