Rondônia: reunião inédita entre movimentos sindicais e sociais

Em reunião histórica realizada nesta segunda-feira (13/08) em Porto Velho, foi concretizada uma inédita união entre entidades sindicais e sociais, entre trabalhadores do serviço público, iniciativa privada e trabalhadores do […]

Em reunião histórica realizada nesta segunda-feira (13/08) em Porto Velho, foi concretizada uma inédita união entre entidades sindicais e sociais, entre trabalhadores do serviço público, iniciativa privada e trabalhadores do campo e da cidade.

Pela primeira vez, também, em Rondônia, estão unidas as centrais sindicais Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT); além da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Rondônia (FETAGRO).

Participaram da reunião e definiram apoio à mobilização geral para garantir a transposição dos servidores e a reforma agrária em Rondônia, representantes dos seguintes movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Pastoral Indigenista, que formam a Via Campesina.

Todas as lideranças se manifestaram duramente contra a postura de descaso do Governo Federal com o Estado de Rondônia, em relação a não implementação da transposição dos servidores e a efetivação da reforma agrária.

A estratégia para unir trabalhadores rurais e urbanos é dar a mesma prioridade para as duas reivindicações e desenvolver ações e protestos de grandes proporções para sensibilizar a União.

Na prática, todas as entidades agirão como um movimento unificado pela transposição e reforma agrária, que será responsável pela definição dos atos de protestos, pela mobilização e execução das ações programadas.

O movimento da transposição e reforma agrária definiu que realizará ações políticas e grandes protestos para dar visibilidade à pauta de reivindicação e forçar o Governo Federal a negociar.

O Movimento Unificado aprovou, ainda, entre outras medidas, uma reivindicação à Bancada Federal do Estado de Rondônia para que se afaste temporariamente da base política do Governo Federal, analisando caso a caso o posicionamento em cada votação, bem como foi aprovada a divulgação de uma Carta de Rondônia, pela transposição e Reforma Agrária.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro