MAB debate participação das mulheres no Vale do Ribeira

O mês de julho marcou uma fase importante para a organização do Movimento dos Atingidos por Barragens no estado de São Paulo, com a realização da formação com todas as […]

O mês de julho marcou uma fase importante para a organização do Movimento dos Atingidos por Barragens no estado de São Paulo, com a realização da formação com todas as coordenadoras e coordenadores dos Grupos de Base da região do Vale do Rio Ribeira de Iguape.

A participação das mulheres foi significativa nesse processo. “Elas estão cada vez mais engajadas na luta, muitas pela primeira vez assumindo a responsabilidade de coordenadoras dos grupos”, afirmou Louise Löbler, da coordenação do Movimento.

Durante a formação, as participantes debateram o quanto é importante para as mulheres participarem da organização e assumirem a coordenação dos grupos. Elas levantaram os problemas que normalmente dificultam a participação das mulheres como, por exemplo, a obrigação de cuidar dos filhos. Por isso, foi sugerido que os espaços de formação devam sempre ter ciranda infantil.

Para o próximo período, o MAB em São Paulo dará continuação à formação com as coordenadoras e coordenadores. Também começará uma formação mais especifica com as mulheres e com a juventude. O processo tem como horizonte a participação do estado no Encontro Nacional do MAB, que vai acontecer em março do ano que vem, em Brasília.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro