MAB discute uso da água do lago da barragem de Barra Grande

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou de duas audiências públicas nos municípios de Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul, e em Anita Garibaldi, Santa Catarina. O […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou de duas audiências públicas nos municípios de Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul, e em Anita Garibaldi, Santa Catarina. O objetivo das atividades é discutir o plano de conversão ambiental para uso da água do lago da hidrelétrica de Barra Grande.

Segundo Indianara Reis, da coordenação do MAB, as audiências são uma boa iniciativa, porque a população poderá, pela primeira vez, decidir sobre o uso dessa água. “Essas atividades são importantes porque dão oportunidade para os atingidos e as comunidades discutirem sobre a utilização da água do lago de Barra Grande. Uma das possibilidades é a implementação de projetos ligados à criação de peixes”, diz ela.

A piscicultura em lagos de barragens já é uma prática do MAB em outras regiões do Brasil. Na barragem de Castanhão, no Ceará, e de Tucuruí, no Pará, os atingidos geram renda para as famílias com a criação e venda dos peixes.

Entre os presentes nas audiências desta tarde estão o Ministério Público Federal, a empresa dona da barragem de Barra Grande (BAESA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e os militantes do Movimento.

A barragem de Barra Grande está construída sob o Rio Pelotas, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na época, sua construção teve grande polêmica, pois 6 mil hectares de mata de araucária foram ignorados nos estudos de impacto ambiental.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro