MAB participa do lançamento do Plano Safra em Porto Alegre
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participa nesta quinta-feira (12) do lançamento do Plano Safra estadual, que será anunciado pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso […]
Publicado 12/07/2012
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participa nesta quinta-feira (12) do lançamento do Plano Safra estadual, que será anunciado pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O evento ocorre às 11 horas no Palácio Piratini, com a presença de vários movimentos sociais ligados ao campo, a dos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.
Na última terça feira (10) o governo do Estado do RS se reuniu com representantes dos movimentos sociais da Via Campesina entre eles o MAB. O objetivo da reunião foi discutir os pontos do programa que representam o Plano Safra e dentro dele ver como encaixar a pauta dos movimentos sociais.
No primeiro momento, o governo apresentou os pontos do plano e na sequencia os movimentos apresentaram a pauta. Segundo Alexandra Borba da coordenação do MAB, o plano safra vai contemplar bastante a pauta dos movimentos sociais. Precisamos fortalecer a agricultura camponesa e o plano safra trará várias medidas que vão ajudar a desenvolver a pequena agricultura, diz. Além disso, os movimentos vão continuar lutando para avançar a luta pela conquista da terra no RS, pois sem ela as famílias não tem como se desenvolver no campo.
Os pontos chaves do Programa que esta no Plano Safra são: irrigação, desenvolvimento e combate as desigualdades regionais, assentamentos da reforma agrária e combate à pobreza. O conjunto de medidas elaboradas pelo governo estadual tem o objetivo de complementar o plano anunciado pela União.
A primeira edição do plano safra foi posta em prática no ano passado. Foram destinados R$ 1,1 bilhão de recursos próprios para a agricultura familiar, e este ano a previsão é de que o pacote conte com R$ 1,5 bilhão.