MAB discute impactos da PCH de Arrodiador na Bahia

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou ontem (05) uma reunião pública na Escola Municipal de Arrodiador, localizada em Jaborandi (BA). A atividade contou com a participação de mais […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou ontem (05) uma reunião pública na Escola Municipal de Arrodiador, localizada em Jaborandi (BA). A atividade contou com a participação de mais de 150 pessoas, com o objetivo de discutir com a sociedade os impactos sociais, ambientais e econômicos que a pequena central hidrelétrica (PCH) de Arrodiador, da empresa Data Trafic, trará para toda região. A atividade é parte da mobilização nacional do MAB pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Anteriormente à reunião, foram feitos vários debates com as comunidades ameaçadas nas margens do rio Formoso, envolvendo mais de 250 famílias, discutindo os impactos negativos que as barragens causam às populações atingidas, reforçando a importância da luta e resistência feita na região ao longo desses 20 anos.

No decorrer das atividades, foram feitas discussões sobre a organização e luta do povo em defesa dos direitos, das riquezas naturais, reforçando a importância da produção de alimentos saudáveis, do controle das águas e energia pelo povo e preservação do cerrado.

Os trabalhadores ameaçados afirmam que a região não necessita de barragem, que só beneficiará os donos do empreendimento, e que precisam de incentivos e apoio à produção camponesa de alimentos.

“Nós perderemos o acesso ao rio e as terras férteis serão cobertas pelo lago. Nós não sabemos fazer outra coisa, o que agente quer é continuar vivendo aqui, trabalhando, cultivando a terra com o devido respeito à natureza. A empresa quer nos expulsar de nossos terras, ser dona do rio, nós vamos continuar resistindo”, afirma Estácio Moura, ameaçado pela barragem.

A região Oeste da Bahia é uma dos poucos lugares do país onde há rios correndo livres, as famílias atingidas resistem às barragens principalmente na Bacia do Rio Corrente e nos afluentes do Rio Carinhanha, ambos afluentes do Rio São Francisco.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro