MAB realiza 1º Seminário de Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco

Com o auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho (BA) lotado, deu-se início na manhã desta terça-feira, 5 de junho, ao 1º Seminário de Atingidos por Barragens do Vale do […]

Com o auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho (BA) lotado, deu-se início na manhã desta terça-feira, 5 de junho, ao 1º Seminário de Atingidos por Barragens do Vale do São Francisco. A abertura do evento, que conta com a presença de 250 pessoas oriundas de diversos municípios da região, foi feita por representantes do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Instituto Regional da Pequena Agropecuária (Irpaa), Paróquia de Sobradinho e Prefeitura Municipal.

“Sobradinho, terra geradora de energia, ainda tem muitas comunidades que não têm acesso”, lembrou o Padre João Sena, chamando a atenção para a necessidade de repensar a noção de progresso tão propagandeada pela instalação dos grandes empreendimentos.

Num discurso caloroso, o prefeito municipal, Genilson Silva, ressaltou a importância do Seminário. “Temos que estar irmanados nesse momento para que esse encontro seja um marco, reafirmando a vontade dos homens e das mulheres dessa terra em garantir a universalização da água”.

Em todas as regiões do Brasil, o MAB está mobilizado durante este dia 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente, na luta em defesa dos recursos naturais, contra o avanço do Capital sobre o Patrimônio Público e pelos Diretos Humanos, negados e violados com a construção de Barragens. No Vale do São Francisco, estão sendo discutidos os impactos ambientais e sociais causados a partir da construção dos grandes empreendimentos para a geração de energia. O Seminário se encerra amanhã, com a realização de um Ato Público.  

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro