Ibama libera barragem e agora foge dos pescadores

Centenas de pescadores que moram ou tiram seu sustento no trecho do rio Xingu, entre o futuro lago de Belo Monte e a principal casa de força, solicitaram audiência pública […]

Centenas de pescadores que moram ou tiram seu sustento no trecho do rio Xingu, entre o futuro lago de Belo Monte e a principal casa de força, solicitaram audiência pública ao Ibama para hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, para esclarecimentos sobre a sua situação. O Ibama se recusou a comparecer, alegando que todos os funcionários estão voltados para a Rio + 20.

“O governo federal, através do Ibama, concedeu a Licença de Instalação de Belo Monte sem ouvir e sem reconhecer o impacto da barragem sobre a vida desses pescadores, mesmo sabendo que o trecho é de vazão reduzida, ficando apenas com 20% da volume normal do Xingu”, denuncia Claret Fernandes, militante do MAB em Altamira.

Os pescadores estão indignados com o Ibama, que foge pela segunda vez. A primeira foi no dia 28 de março, quando 2 mil pescadores estiveram em audiência pública. Convidado, o Ibama também não compareceu.

“O MAB repudia essa atitude do Ibama, que libera a barragem para empresas privadas e depois ainda se acovarda quando é convidado pelas famílias prejudicadas”, afirma Claret.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro