Eletricitários trancam rodovia em protesto por segurança na Paraíba

Do Stiupb O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) realizou um protesto por segurança no trabalho na manhã desta segunda-feira (07) em frente à Energisa, a distribuidora […]

Do Stiupb

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) realizou um protesto por segurança no trabalho na manhã desta segunda-feira (07) em frente à Energisa, a distribuidora de energia do estado. A atividade teve apoio do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), além da Oposição Eletricitária.

Os trabalhadores reivindicam, entre outras coisas, um redutor de velocidade para que a travessia da rodovia seja feita com maior segurança, além de iluminação, visto que estão ocorrendo muitos assaltos, principalmente no final do expediente. A manifestação culminou com o fechamento da BR 230, no período das 8h da manhã até o meio dia.

Os funcionários da Energisa aderiram à paralisação. A maioria suspendeu as atividades nesta manhã. Apenas 40% do efetivo saiu a campo, como previsto em lei.

O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, afirmou que se surpreendeu com o índice de aceitação dos trabalhadores por se tratar de uma empresa privada. “Isto é a prova de que estamos no caminho certo, a partir de agora vamos intensificar ainda mais a luta pra que a Energisa respeite os trabalhadores, dando melhores condições de trabalho e aumentando a participação nos lucros”. De acordo com o Wilton, em Sergipe, onde a distribuidora é menor, os funcionários irão receber R$ 2.300,00, euqnato os funcionários da Energisa receberão apenas R$1.593,4. “Algo está errado e só se corrige com a luta”, concluiu Wilton.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro