MAB discute produção de energia e alimentos em SP

Nesta semana lideranças do MAB do estado de São Paulo participaram do Encontro Estadual sobre Segurança Alimentar e puderam conhecer melhor o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros […]

Nesta semana lideranças do MAB do estado de São Paulo participaram do Encontro Estadual sobre Segurança Alimentar e puderam conhecer melhor o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outros projetos. Entre os presentes no encontro, estava o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no Estado de São Paulo que contribuiu com o debate. Segundo ele, o PAA é resultado de uma das ações da Política Nacional de Segurança Alimentaria e Nutricional, acessada pelos atingidos por barragens no Brasil inteiro.

As lideranças do Movimento puderam fazer o planejamento do trabalho para o próximo período na região de Registro, com a continuação da formação e consolidação dos Grupos de Base, propiciando um espaço de debate e diálogo onde todos os coordenadores e coordenadoras puderam expor suas dúvidas e opiniões a respeito do PAA e outras conquistas do Movimento.

Os coordenadores e coordenadoras dos Grupos de Base saíram do encontro com o compromisso de fazer um levantamento da produção de alimentos excedentes que as comunidades têm interesse de comercializar via o PAA, assim como a sistematização da quantidade de cestas de alimentos necessárias por parte das famílias, e incluir essas demandas na pauta de reivindicação estadual do MAB.

“Novas e velhas alianças estão sendo forjadas e fortalecidas no decorrer do encontro, que foi produtivo na busca de um novo modelo de produção de energia e alimentos”, afirmou Liciane Andrioli, da coordenação do MAB. Para ela, o fortalecimento da organização do MAB no Vale do Ribeira e em todo o estado é muito importante, pois as conquistas das famílias inseridas no movimento estarão beneficiando um número muito maior de pessoas.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro