Mais 40 famílias beira-trilhos conquistam novas moradias

Foram mais de 20 anos de espera. Finalmente, após muita luta e um intenso processo de organização, 40 famílias beira-trilhos, que moravam no Bairro Polígono 21 de Abril, em Erechim […]

Foram mais de 20 anos de espera. Finalmente, após muita luta e um intenso processo de organização, 40 famílias beira-trilhos, que moravam no Bairro Polígono 21 de Abril, em Erechim (RS), conquistaram o direito a uma nova moradia.

Estas famílias organizaram-se através do Movimento Popular Urbano (MPU), participando de inúmeras mobilizações, reuniões, audiências públicas entre outras ações no processo de luta pela sua relocação, devido ao processo de reativação da linha férrea que passava nas proximidades de suas residências.

As moradias destas famílias estavam em situação de extrema precariedade, além de estarem permanentemente ameaçadas de despejo por parte da empresa que assumiu o controle da rede férrea, a América Latina Logística (ALL).

Foi um processo longo de luta e organização que contou com importantes apoios, entre eles destacamos o Ministério Público Federal, a Justiça Federal de Erechim,  a Prefeitura Municipal de Erechim, através da Secretaria Municipal de Obras e Habitação e a Caixa Econômica Federal.  Estes mantiveram suas portas abertas buscando construir o diálogo com as famílias e o MPU.   Isto foi um fator importante, pois a luta conquistou credibilidade junto a estes órgãos que dentro de suas possibilidades ajudaram nesta conquista.

No dia 20 de Abril, estas 40 famílias realizaram sua mudança para as novas casas construídas no Bairro Paiol Grande, com muita motivação e satisfeitas pelo resultado.    Muitas afirmavam que este era um primeiro passo para de fato mudar a sua vida, trazendo melhores condições para pensar num futuro melhor para si e para seus filhos.   A felicidade estava estampada nos rostos de mulheres, homens, jovens e crianças.  Alguns diziam “me belisca para eu ter certeza de que é verdade”.

No Bairro Paiol Grande, 102 famílias estão conquistando sua nova moradia, sendo 40 famílias beira-trilhos e as demais oriundas de vários outros bairros da cidade de Erechim.  O Movimento Popular Urbano irá trabalhar com todas estas 102 famílias, bem como já está trabalhando  com todas as  outras 202 que já estão em suas casas novas.    No total, são 304 famílias de baixa renda que já conquistaram suas novas moradias.   Mais famílias serão relocadas no decorrer deste ano, e o MPU continuará trabalhando com todas estas famílias. 

A conquista de uma moradia digna é um avanço significativo para estas famílias.  Há muito ainda a ser feito, mas este passo é, sem dúvida, importantíssimo para resgatar a dignidade e construir uma nova realidade,  com melhores condições de vida.

Faltam ainda 204 famílias beira-trilhos para serem relocadas e que residem nos bairros São Vicente de Paula, Copas Verdes e Vila União. 105 famílias beira-trilhos já foram relocadas até o momento.    

Para junho deste ano está prevista a relocação de mais 23 famílias “Beira BR”, que moram em condições precárias às margens da BR 153 em Erechim-RS.

Também há um projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre o MPU e a UFFS – Universidade Federal Fronteira Sul, que prevê a construção de hortas, pomares e embelezamento dos loteamentos sociais.

A mudança destas famílias, assim como a perspectiva de novas mudanças no decorrer deste ano, reforçam o acerto no processo de organização, formação e de lutas que vem sendo desenvolvido pelo MPU ao longo dos últimos anos.  Também coloca um novo desafio que é continuar organizando tanto as famílias que ainda não tiveram a conquista de sua nova moradia, como trabalhar com as famílias em seu novo local de moradia.

Com luta e mobilização é possível mudar a realidade.  O caso das famílias beira-trilhos é um exemplo disto.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro