Movimentos sociais protestam contra violência no campo, na Paraíba

Militantes do MAB e da Via Campesina protestaram ontem (20/03) na Paraíba e fecharam a BR 104 que liga Campina Grande à cidade de Queimadas. Os manifestantes protestam contra a violência […]

Militantes do MAB e da Via Campesina protestaram ontem (20/03) na Paraíba e fecharam a BR 104 que liga Campina Grande à cidade de Queimadas. Os manifestantes protestam contra a violência no campo e exigem uma audiência com a Secretaria de Segurança Pública do estado. O protesto foi organizado pelo Fórum em Defesa da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária.

Segundo Osvaldo Bernardo, militante do MAB, “no estado da Paraíba a violência há muito tempo deixou de ser um assunto apenas de centros urbanos.Todos os dias são notificados inúmeros casos de violência no meio rural, o que vem preocupando as organizações representativas dos agricultores e agriculturas, bem como os movimentos sociais e sociedade como todo”.

Roubos de motocicletas, de animais, implementos agrícolas, arrombamentos de casas, assaltos à mão armada, inclusive com assassinatos de agricultores, se transformaram em episódios corriqueiros no mundo rural, denunciam os movimentos sociais. “A violência é ainda maior quando na família há membros aposentados, que são alvos preferenciais”, dizem.

Tais fatos vêm disseminando um clima de medo e terror agravando o quadro de migração de agricultores para a cidade. No território da Borborema, em municípios como Arara ou Remigio, comunidades inteiras ficam desertas no período da noite. “O medo vem comprometendo as formas tradicionais de cultivar a terra, até que inviabilizam por completo a produção agrícola”, denuncia Osvaldo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro