MAB participa de ato contra privatização da água em Barcelona

Com o tema “Água é vida, não é mercadoria”, vários trabalhadores da empresa estatal de água de Barcelona, Espanha, se mobilizaram hoje (22/03) para marcar o Dia Mundial da Água. […]

Com o tema “Água é vida, não é mercadoria”, vários trabalhadores da empresa estatal de água de Barcelona, Espanha, se mobilizaram hoje (22/03) para marcar o Dia Mundial da Água. A manifestação pela principal avenida da cidade teve com objetivo alertar a população sobre o processo de privatização da água, cuja principal interessada é a multinacional Suez, que atualmente já é dona de parte da água de Barcelona.

Os trabalhadores do setor sabem que a privatização, além de aumentar o preço da água para os cidadãos, também tem graves efeitos sobre a vida dos mesmos, pois representa desempregos e flexibilização das leis trabalhista. A campanha pela água como um bem público e pela sua gestão pública e participativa ganharam força em várias regiões da Europa e no Fórum Mundial Alternativo da Água (FAME) que aconteceu em Marselha, na França, entre os dias 14 a 17 de março.

 Militantes de organizações e entidades que participaram do Fórum, entre eles, militantes do MAB, expuseram grandes preocupações com a ofensiva das corporações multinacionais (Suez, Veolia, Nestle, Coca Cola, etc) sobre a água e os serviços de água no mundo, por sua vez o Fórum Alternativo reafirmou que a água é um bem comum e assim dever ser. Para Ivanei Dalla Costa e Iury Paulino, ambos da direção do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), as manifestações representam um momento muito importante da luta dos trabalhadores naquele país e a questão da água ganha cada vez mais espaço. “Pela sua importância é uma pauta que unifica as organizações sociais no Brasil e no mundo”, afirmam.

O MAB avalia que este é mais um momento para afirmar que água e energia não são mercadorias, são bens comuns que devem estar ao alcance de todos os trabalhadores do mundo. Neste dia, o movimento lançou uma nota na qual conclama os trabalhadores a unirem-se em defesa deste bem e contra sua privatização.

“Neste momento em que querem se apropriar dos nossos bens naturais, cabe a nós, em conjunto com demais organizações sociais, sindicais e pastorais, realizar ações de forma articulada, de caráter nacional e internacional, visando laços de unidade e a integração solidária, a fim de desenvolver ações de denúncia e de debate que elevem o nível de consciência e que gerem simpatia na sociedade, estabelecendo processos de pressão popular sobre governos, parlamentares e corporações internacionais. A construção desse projeto dos trabalhadores e trabalhadoras deverá ser obra do protagonismo da própria classe trabalhadora”, declara a nota do Movimento.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro