MAB reúne 2 mil atingidos em Belo Monte

Norte energia nega que população à jusante da barragem é atingida Cerca de dois mil atingidos pela barragem de Belo Monte participaram da audiência pública realizada ontem (20/03) em Vitória […]

Norte energia nega que população à jusante da barragem é atingida

Cerca de dois mil atingidos pela barragem de Belo Monte participaram da audiência pública realizada ontem (20/03) em Vitória do Xingu. Na audiência os atingidos debateram os impactos negativos abaixo do muro da barragem e mais uma vez, os técnicos do Consórcio negaram que essa população será atingida, se a hidrelétrica for realmente construídase a hidrelétrica for realmente construída.

A audiência foi coordenada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e entre os participantes, a grande maioria era de pescadores, além de uma presença expressiva de mulheres e crianças.

Os atingidos reclamaram de falta de políticas públicas elementares, da falta de informações sobre a situação deles e do abandono pelos governos. Alguns se disseram perseguidos por órgãos ambientais quando precisam construir sua casa ou pescar para matar a fome. Todos reclamaram da piora da qualidade da água depois do início da construção da barragem e temem que essa situação piore com o avanço das obras. E criticaram a Norte Energia que age como se fosse o poder público em toda a região: “Aqui, agora é tudo Norte Energia”, afirmaram.

O Consórcio Norte Energia foi convocado a prestar esclarecimentos e responderam as perguntas de forma evasiva. Frisaram, principalmente, os programas de compensação de impactos, principalmente, através de convênios assinados com prefeituras e outras entidades. Por fim, afirmaram que os estudos não apontam a população abaixo do futuro muro de Belo Monte como atingida.

Rogério Höhn, da coordenação do MAB, lembrou o Decreto Presidencial de dezembro de 2010, assinado pelo então Presidente Lula, que  reconhece os moradores abaixo de muro de barragem como atingidos. Denunciou ainda o aumento de câncer do colo de útero entre as mulheres atingidas por Tucuruí, que moram abaixo do muro da barragem, o que poderá acontecer com as mulheres atingidas por Belo monte.

Por fim, Rogério também mencionou a mortandade de peixes no fechamento do lago de Estreito e reafirmou que o MAB é contrário a essa obra. “Belo Monte está sendo enfiada goela abaixo. Nossos direitos precedem a construção da barragem, isso significa que sem a barragem precisamos ter nossos direitos garantidos e um dos nossos direitos é dizer não à barragem”, disse ele.

Moisés Ribeiro, também da coordenação do MAB, disse que “essa audiência já é uma conquista do povo. Se não tivéssemos ido lá e exigido, ela não estaria acontecendo”, referindo-se à pressão na Norte Energia no dia 14 de março, com marcha e participação de 500 pessoas.

Os participantes repudiaram, de forma veemente, a ausência do IBAMA, que fora convidado e não compareceu: “Foi ele [IBAMA] que aprovou essa obra e hoje deveria estar aqui”, disseram os atingidos, que saíram convictos de que somente a luta vai fazer valer os direitos e que em breve estarão se reunindo para planejar os próximos passos.

Repudiaram também o forte aparato militar na região. “Os policiais militares aproveitaram o evento para  mostrar suas caminhonetas novas e, agora, também um helicóptero, que sobrevoou o local por diversas vezes, tudo patrocinado pela Norte Energia”, disseram. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro