MAB ocupa canteiro de obras da barragem de Garibaldi, em SC
Cerca de 500 atingidos pela barragem de Garibaldi ocuparam nesta madrugada (13/03) o canteiro de obras da hidrelétrica, de propriedade da empresa Truinfo. O objetivo da ação é cobrar os […]
Publicado 13/03/2012
Cerca de 500 atingidos pela barragem de Garibaldi ocuparam nesta madrugada (13/03) o canteiro de obras da hidrelétrica, de propriedade da empresa Truinfo. O objetivo da ação é cobrar os direitos dos atingidos, que estão sendo sistematicamente negados pela empresa, e prestar solidariedade aos trabalhadores da obra que também protestam por melhores salários e condições de trabalho.
Há mais de um ano os atingidos por barragens da região vem reivindicando seus direitos e em muitos casos, as famílias sequer são reconhecidas como impactadas pela barragem. Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), até agora a empresa se nega em avançar nas negociações com as famílias.
A empresa tem causado um grande descontentamento na região atingida pela barragem e entre os trabalhadores. Na última quinta-feira, dia 8 de março, centenas de trabalhadores da usina atearam fogo nos alojamentos do canteiro de obras em protesto às péssimas condições de trabalho e baixos salários.
A barragem da empresa Triunfo deverá custar cerca de R$ 780 milhões e atinge os municípios de Adbon Batista (onde fica o canteiro de obras), Cerro Negro, Vargem, Campo Belo do Sul e São José do Cerrito, alagando 1.864 hectares de terra fértil e expulsando aproximadamente mil famílias. As empresas donas da barragem terão o direito de explorar a produção de energia pelo prazo de 30 anos.
A ação na barragem de Garibaldi faz parte da jornada nacional de lutas do MAB, em comemoração ao 14 de março, Dia internacional de luta contra as barragens.
Mais informações: http://www.mabnacional.org.br/?q=category/tema/14-mar
Assessoria de Imprensa: (54) 3522 1857
Porta-vozes: (49) 8815 6301 e (49) 8877 0577