Em protesto, trabalhadores paralisam novamente usina de Jirau

Desde ontem (08/03), os operários da usina hidrelétrica de Jirau paralisaram as obras da usina por melhores salários e condições de trabalho. Cerca de mil trabalhadores terceirizados vinculados à empresa […]

Desde ontem (08/03), os operários da usina hidrelétrica de Jirau paralisaram as obras da usina por melhores salários e condições de trabalho. Cerca de mil trabalhadores terceirizados vinculados à empresa ENESA iniciaram o protesto que, segundo informações, em seguida agregou os demais trabalhadores da usina.

Várias empresas que prestam serviço retiraram do local máquinas e ônibus que transportam os trabalhadores com receio de uma nova onda destruição, a exemplo do que ocorreu em março de 2011, motivada pelos baixos salários e pelas péssimas condições de trabalho, de alimentação e alojamento. Naquela oportunidade, cerca de 20 mil trabalhadores se envolveram na paralisação.

Em 2011, o Governo Federal interviu tentando encontrar uma saída para este e outros casos de paralisação em grandes obras, porém, ao final houve a demissão de mil trabalhadores da obra de Jirau.

O responsável pela hidrelétrica de Jirau é o consórcio Energia Sustentável do Brasil S.A., formado pelas empresas GDF Suez (50,1%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e Camargo Correia Investimento em Infraestrutura (9,9%). 49% das ações do consórcio são controladas por estatais e o BNDES financiou 7 bilhões de reais para a construção da usina, aproximadamente 70% do valor total.

No próximo domingo, os trabalhadores realizarão uma grande assembleia para discutir os próximos passos da paralisação. A expectativa é de que 22 mil operários participem do ato. O Movimento dos Atingidos por Barragens foi convidado pelo sindicato a participar da assembleia.

O MAB prevê que muitas outras paralisações tendem a ocorre em todo o país, pois os trabalhadores das hidrelétricas tem sido submetidos a condições que beiram o trabalho escravo, além da constante controle dos trabalhadores feitos pelos aparatos policiais e segurança privada.

Na próxima semana, os atingidos por barragens de todo o país também estarão mobilizados, demonstrando outra face das enormes contradições existentes no setor elétrico brasileiro, que além explorar os operários, nega os direitos das populações atingidas por barragens e cobra altas tarifas de energia de toda a população brasileira.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro