Militantes apresentam trabalhos de conclusão do curso na UFRJ
Os estudantes da Turma Internacionalista Simón Bolívar apresentam nesta segunda-feira (13) os Trabalhos de Conclusão do Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo realizado em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de […]
Publicado 13/02/2012
Os estudantes da Turma Internacionalista Simón Bolívar apresentam nesta segunda-feira (13) os Trabalhos de Conclusão do Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo realizado em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com apoio da Eletrobrás.
Os trabalhos abrangem diversas temáticas relacionadas à violação de direitos humanos e aos impactos ambientais e sociais na construção de barragens e de outros grandes empreendimentos na América Latina, na África e na Europa. Questões relacionadas à privatização do setor elétrico, como a queda da qualidade do serviço prestado a população, a péssima condição dos trabalhadores devido ao processo de terceirização e precarização do trabalho no setor bem como o aumento nas tarifas de energia, sobretudo nos grandes centros urbanos, também são debatidos em diversos trabalhos.
Para Cristiane Nadeletti, integrante da coordenação político-pedagógica do curso, os trabalhos de conclusão representam o esforço de cada militante de fazer uma síntese dos muitos aprendizados do curso Energia e Sociedade, tendo como base as experiências vividas nas regiões onde atuam. É um esforço teórico de formação, mas, sobretudo, um instrumento de luta para os movimentos que compõe a turma, afirma.
A apresentação dos 50 trabalhos de conclusão com certificados de extensão ou especialização está sendo no prédio da reitoria, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). A formatura da Turma Internacionalista Simon Bolívar será terça-feira (14) a partir das 17h na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a presença do reitor Prof. Carlos Levi e outras autoridades.