MAB realiza 1º Encontro de Atingidas por Barragens no Vale do São Francisco

Aconteceu neste fim de semana o 1º Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens do Vale do São Francisco. Com o tema “Mulheres em luta por um novo Projeto Energético Popular”, […]

Aconteceu neste fim de semana o 1º Encontro de Mulheres Atingidas por Barragens do Vale do São Francisco. Com o tema “Mulheres em luta por um novo Projeto Energético Popular”, a atividade aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Edite Matos (EREMPEM), em Santa Maria da Boa Vista (PE).

Como previa a coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Vale do São Francisco, o evento atingiu seu objetivo, conseguindo reunir cerca de 150 mulheres para discutir os problemas decorrentes da construção de barragens, vivenciados cotidianamente por elas.

O evento iniciou com uma mística de caráter cultural, trazendo presente os lugares ocupados pelas mulheres brasileiras na sociedade, os direitos que lhes são negados pelas empresas construtoras de barragens e a resistência feminina no período atual.

A atividade foi prestigiada por representantes do Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra (MST) dos estados da Bahia e Pernambuco, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), representantes das prefeituras e câmaras municipais de vereadores de Curaçá (BA) e Santa Maria da Boa Vista (PE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Maria da Boa Vista.

Prosseguindo durante toda manhã do dia 28, foram estudados e debatidos assuntos relacionados à questão de gênero. Nesse intervalo houve discussão sobre a saúde da mulher e a mulher e o mundo do trabalho, assessorados por Marcos Túlio, médico e militante da Consulta Popular, e por Rita de Cássia, da coordenação Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro