Barragem de Santo Antônio provoca inundações e desmoronamentos em Porto Velho

Os moradores do bairro do Triângulo, em Porto Velho (RO), vêm sofrendo desde inicio do ano com efeitos da barragem de Santo Antônio. Além das inundações atípicas, a força das […]

Os moradores do bairro do Triângulo, em Porto Velho (RO), vêm sofrendo desde inicio do ano com efeitos da barragem de Santo Antônio. Além das inundações atípicas, a força das águas do banzeiro causado pela abertura das comportas da usina está provocando desmoronamentos, deixando famílias da beira do rio Madeira sem moradia.

Pessoas que moram há mais de 50 anos à beira do rio relatam que nunca tinham visto tamanho desespero. De acordo com um morador, as enchentes sempre vinham fortes entre março e abril, mas esse ano houve enchente em janeiro, com a queda de mais de 40 metros de barranco. “A culpa é da Santo Antônio, que abre as comportas da barragem à noite”, afirma.

A moradora Jaqueline Pimentel afirma que o fenômeno é incomum e também culpa a barragem. “Antes, quando o rio enchia, nunca quebrava barranco. Aliás, as pessoas torciam para que o rio enchesse, pois quando o rio ia secando formava aquelas ‘praias’ no fundo das suas casas. Hoje, a subida das águas está devastando tudo.”

As famílias veem com grande preocupação a possível necessidade de deixarem o bairro e se questionam quem vai pagar a conta dos prejuízos. “Se formos mesmo remanejados, queremos continuar morando perto daqui e com os mesmos vizinhos. Não queremos apagar nossa história”, diz uma moradora.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) considera lamentável essa situação e reivindica que o consórcio Santo Antônio Energia, responsável pela barragem, reconheça as famílias do Triângulo como diretamente atingidas pela barragem.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/01/2012

Chegou o inv(f)erno!