Manifestantes protestam contra barragens no rio Uruguai

Mais de 600 pessoas participaram da mobilização que comemorou o Dia do Rio e protestou contra a construção da barragem de Itapiranga, na última sexta-feira (25), em Itapiranga (SC). A […]

Mais de 600 pessoas participaram da mobilização que comemorou o Dia do Rio e protestou contra a construção da barragem de Itapiranga, na última sexta-feira (25), em Itapiranga (SC). A barragem está prevista para ser construída no Rio Uruguai, entre os municípios de Pinheirinho do Vale (RS) e Itapiranga.

Os manifestantes são engajados em diversos movimentos sociais como o Movimento dos Atingidos por Barragens e Via Campesina, além de representantes das pastorais sociais, igrejas, prefeituras, secretarias, comerciantes, sindicatos e parlamentares estaduais e federais. Também manifestaram apoio à mobilização inúmero entidades urbanas da região.

A ação iniciou pela parte da manhã, quando 200 pessoas marcharam cerca de 10 quilômetros às margens do Rio Uruguai até a cidade de Itapiranga. Pela tarde foi realizado um ato público na praça central, reforçando os 30 anos de resistência do povo contra a barragem e a comemoração do dia do Rio.

“O objetivo foi denunciar os impactos do modelo energético adotado no país. Este modelo está transformando a água e a energia em mercadorias, destruindo a vida do rio e do meio ambiente local,” explica o militante do MAB, Arselio Mosmam.

Durante o ato, os manifestantes soltaram alevinos e fizeram o plantio de árvores na margem do rio Uruguai, além disso fizeram um protesto em frente ao escritório da Eletrosul, solicitando a saída da empresa do município. O ato terminou com uma caminhada até o porto da travessia do rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro