MAB e MST permanecem acampados na área da Fepagro, em Vacaria

   Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permanecem acampados há mais de 15 dias na área […]

 






 

Cerca de 300 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permanecem acampados há mais de 15 dias na área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Vacaria, Rio Grande do Sul.

Os movimentos avaliam que essa terra deve ser destinada para a Reforma Agrária. A área abrange cerca de 370 hectares, e destes, apenas 5 % está em uso para a pesquisa, no entanto, voltada ao agronegócio e a experimentos de venenos. As famílias acampadas querem transformar esses 370 hectares em um centro de pesquisa voltada para a realidade da região. Elas querem também viver na terra, trabalhando e produzindo alimentos saudáveis.

 Na negociação com o governo do estado na última semana, os movimentos declararam que vão permanecer na área até que as terras forem destinadas para reassentar as famílias que estão acampadas. Outro acordo feito é de que os acampados iriam liberar o funcionamento do Centro de Pesquisa que está na área ocupada. O MAB informou que o Centro de pesquisa foi liberado para funcionamento nesta manhã (13).


 


 


 


 


 


 










Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro