Polícia desaloja famílias atingidas por Belo Monte em Altamira

Na manhã desta segunda-feira (12), um pelotão de choque da polícia militar iniciou o despejo da terceira área que estava ocupada por famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), […]


Na manhã desta segunda-feira (12), um pelotão de choque da polícia militar iniciou o despejo da terceira área que estava ocupada por famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), em Altamira (PA).


A área em questão é localizada nas proximidades do bairro Mutirão e estava ocupada desde de junho por famílias que não conseguem mais pagar os altíssimos aluguéis cobrados em Altamira, em decorrência do aumento da especulação imobiliária provocado pelas obras da hidrelétrica de Belo Monte. Também participavam da ocupação famílias que moravam nos baixões da cidade, locais que serão alagados pela formação do lago da usina. Elas não têm garantias de que receberão indenização pela construção da obra.


De acordo com relatos de participantes da ocupação, a polícia entrou na área com um trator para derrubar as casas sem deixar que as famílias retirassem seus pertences ou reaproveitassem as madeiras utilizadas nas casas construídas. Uma das lideranças do movimento foi presa ao discutir com o motorista do trator. Ela vem sofrendo processos em função de sua luta.


Na sexta-feira passada (10), militantes dos movimentos sociais participaram de uma reunião com representantes da Secretaria Geral da Presidência da República e da Secretaria de Direitos Humanos e fizeram uma série de denúncias sobre o processo de criminalização dos lutadores na região. Os militantes cobram medidas e reclamam da lentidão do poder público em dar uma resposta para este problema.


 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro