MAB se reúne com Eletronorte para cobrar dívida de 26 anos

Nesta quarta-feira (31), integrantes do MAB em Rondônia viajarão até Brasília para cobrar da Eletronorte a solução de problemas ocasionados pela hidrelétrica de Samuel, construída há 26 anos. O Movimento […]

Nesta quarta-feira (31), integrantes do MAB em Rondônia viajarão até Brasília para cobrar da Eletronorte a solução de problemas ocasionados pela hidrelétrica de Samuel, construída há 26 anos. O Movimento conseguiu marcar a reunião com a estatal como desdobramento da Jornada Nacional de Lutas, ocorrida na semana passada.

Há três pontos de reivindicação na pauta do MAB. Um deles diz respeito à construção de duas pontes sobre o lago da barragem, nos municípios de Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari. Sob responsabilidade da Eletronorte e de uma construtora local, mesmo após todos esses anos de operação da usina, apenas uma das obras foi parcialmente construída.

Além desse problema, a região onde foi erguida a barragem também possui acesso precário à energia. Uma subestação deveria ser construída em Itapoã do Oeste, mas não saiu do papel. O MAB reivindica a construção dessa subestação.

O Movimento também cobra o reassentamento de 800 famílias atingidas pela barragem, já cadastradas pelo Incra. “Hoje essas famílias são sem-terra e estão vivendo nas casas de parentes, muitas sem receber nenhuma indenização”, afirma Océlio Muniz, militante do MAB na região.

A reunião ocorrerá na Eletronorte. Além dos militantes do MAB e diretores da estatal, devem participar da reunião representantes da Eletrobrás, do Incra e do governo do estado de Rondônia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro