Parlamentares alemães visitam acampamento nacional

De 22 a 30 de agosto uma representação de parlamentares alemães está no Brasil para um roteiro de visitas a São Paulo, Brasília e Pará. Entre outras agendas, eles irão […]

De 22 a 30 de agosto uma representação de parlamentares alemães está no Brasil para um roteiro de visitas a São Paulo, Brasília e Pará. Entre outras agendas, eles irão conhecer os impactos dos grandes projetos e violação de direitos humanos, focando no debate sobre a repressão aos movimentos sociais e aos defensores de direitos.

Esta visita é um desdobramento da agenda de incidência que movimentos sociais, através do PAD (Processo de Articulação e Diálogo), realizaram em abril deste ano no Brasil, Noruega, Alemanha e Suíça.

Ricardo Montagner, da coordenação nacional do MAB, que integrou a delegação, relatou que na Alemanha foram realizadas reuniões com os parlamentares, que se interessaram em vir ao Brasil conferir os relatos que recebiam.

Além de outras agendas em Brasília, nesta quinta-feira (25) os parlamentares participaram do Acampamento Nacional da Via Campesina, que aconteceu durante toda esta semana. Ricardo Montagner, que esteve no acampamento acompanhando a delegação disse que o contato com os trabalhadores brasileiros é muito importante, pois conhecendo a realidade dos trabalhadores e movimentos sociais brasileiros é mais fácil compreenderem as denúncias de violações de direitos humanos que são feitas no exterior.

“Entendemos que este é um passo muito importante dados pelo conjunto dos movimentos sociais brasileiros. Ao conhecer nossa situação os parlamentares podem fazer intervenções na Alemanha e no Brasil que nos favoreçam”, disse Ricardo.

De Brasília, a delegação alemã segue para Belém. Na programação oficial estão previstas visitas às atividades minerais, agropastoris e de preservação ambiental, reuniões com entidades governamentais do poder executivo e legislativo, com representativas dos movimentos sociais, em especial os ligados aos direitos humanos, acesso à terra e os dos atingidos por barragens.

Nessa oportunidade, próxima terça-feira, os coordenadores nacionais do MAB irão expor a problemática da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a realidade da violação dos direitos humanos dos atingidos por barragens em todo o Brasil, a exemplo do que comprovou o relatório do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro