MAB participa de mobilização de sindicatos urbanitários e eletrecitários da Paraíba

Durante o dia de hoje (22), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram da mobilização organizada pelo sindicato dos urbanitários e eletrecitários da Paraíba. A mobilização aconteceu em […]

Durante o dia de hoje (22), representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram da mobilização organizada pelo sindicato dos urbanitários e eletrecitários da Paraíba. A mobilização aconteceu em frente a sede da Energisa, a distribuidora de energia da Paraíba, na BR 230, em Campina Grande/PB.

Segundo Osvaldo Bernardo, do MAB, os trabalhadores da Energisa estão vivendo em condições desumanas de trabalho e a relação da empresa (multinacional) com os trabalhadores é péssima, inclusive com demissões e afastamento dos dirigentes sindicais.

“Estamos dando apoio ao Sindielétro e ao sindicato dos Urbanitários para demonstrar solidariedade aos companheiros que sempre estiveram conosco na luta da Campanha Contra o Alto Preço da Luz, em 2008 e 2009”, afirmou Osvaldo.

Com a mobilização, os sindicatos cobram instrumentos para diminuição dos acidentes de trabalho, maiores espaços de negociação e participação dos lucros da empresa. Segundo  Arimatéia França, do Sindieletro, “em 2010 a Energisa teve um faturamento de 1 bilhão e 200 milhões de reais e um lucro líquido de 140 milhões”.

Para amanhã a Assembléia Popular estará organizando um grande ato na capital do estado, João Pessoa, reivindicando diminuição do preço para luz. Tanto a mobilização de hoje como a de amanhã fazem parte da Jornada Nacional de Lutas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro