Organizações internacionais pressionam ONU por direito efetivo à água

Do DeMorgen.be Uma dúzia de membros de organizações internacionais distribuíram água para os transeuntes no centro de Bruxelas nessa quinta-feira (28). A ação simbólica aconteceu no primeiro aniversário da resolução da ONU que diz que o acesso à água potável é […]

Do DeMorgen.be

Uma dúzia de membros de organizações internacionais distribuíram água para os transeuntes no centro de Bruxelas nessa quinta-feira (28). A ação simbólica aconteceu no primeiro aniversário da resolução da ONU que diz que o acesso à água potável é um direito humano. As organizações defendem que esse direito, que está no papel, seja efetivamente implementado.

“O reconhecimento como um direito humano foi uma vitória moral, mas agora as Nações Unidas precisam assumir as suas responsabilidades”, disse Le Quang Kim, militante do Aquattac, uma rede europeia de água.
 
Atualmente, mais de um bilhão de pessoas carecem de acesso à água potável e mais de 2,5 bilhão de pessoas não pode obter água tratada.
 
Bancos e armamentos

Le Quang Kim acredita que os governos gastam muito dinheiro para o resgate dos bancos e em armas. “Mas o que é feito pela água, um dos elementos-chave para a vida?”

Mais de noventa organizações internacionais assinaram hoje uma carta às Nações Unidas pedindo a efetivação desse direito.

As organizações estão satisfeitas com as mudanças recentes na questão da água na Europa. A gestão e o tratamento de água são novamente uma responsabilidade dos Estados. A privatização da água foi massivamente rejeitada em junho, em um referendo italiano.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro