Pescadores debatem problemas do complexo Garabi

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estiveram nesta terça-feira (26), em Porto Xavier (RS), debatendo junto aos pescadores do Território da Pesca os impactos sociais, econômicos e ambientais […]

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estiveram nesta terça-feira (26), em Porto Xavier (RS), debatendo junto aos pescadores do Território da Pesca os impactos sociais, econômicos e ambientais para a pesca profissional e artesanal na construção do complexo Garabi, no rio Uruguai.

O MAB forneceu informações atuais do andamento dos projetos, dos riscos e problemas econômicos, sociais e ambientais que grandes projetos trazem. Foi a primeira oportunidade em que pescadores que serão atingidos pelas duas barragens puderam receber informações, participar da discussão e expressar seu descontentamento com as obras.

Também participaram do debate Adriane Lobo, do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), e o biólogo Fabio Villela, além de prefeitos da região.

Segundo Neudicléia de Oliveira, militante do MAB, o conteúdo apresentado na atividade comprova que os atingidos por barragens no Brasil são vítimas de um processo de violência generalizada e nacional, sendo as crianças, as mulheres e os idosos os que mais sofrem.

As barragens de Garabi e Panambi inundarão 96 mil hectares e a estimativa é de que atingirão 12.600 pessoas nos municípios brasileiros de Garruchos, São Nicolau, Porto Xavier, Pirapó, Roque Gonzáles, Tucunduva, Tuparendi, Novo Machado, Dr. Maurício Cardoso, Criciumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul, Derrubadas, Alecrim e Porto Mauá (a mais atingida). A previsão de início das obras será em 2012.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro