MST ocupa duas fazendas improdutivas em Mato Grosso

Da Página do MST O MST ocupou duas fazendas improdutivas na região Sudoeste em Mato Grosso, na manhã da terça-feira (14/6). Mais de 120 famílias estão acampadas na Fazenda Rancho […]

Da Página do MST

O MST ocupou duas fazendas improdutivas na região Sudoeste em Mato Grosso, na manhã da terça-feira (14/6). Mais de 120 famílias estão acampadas na Fazenda Rancho Verde, um latifúndio localizado no município de Cáceres. Mais 250 famílias entraram na Fazenda Mutum, município de Glória d’Oeste.

Essas são famílias novas no público da Reforma Agrária, conforme Genadir Vieira, da Coordenação Estadual do MST. Ele explica que já houve ocupação nessas áreas, que são estratégicas para o Movimento. “A Rancho Verde é improdutiva, fica bem próxima à área urbana; e a Mutum é muito grande, improdutiva também e fica ao lado da BR-174 de Mirassol”.

Genadir diz ainda que as famílias entraram pacificamente nas fazendas antes do sol nascer e que o clima é tranquilo no local.

Nilo da Silva, da Coordenação Estadual do MST, explica que essas famílias estavam vivendo nas cidades próximas. “A maioria está desempregada e há muito tempo, passando muita necessidade”.

“Estamos de porteira aberta nas duas fazendas”, avisa Nilo.

As famílias vão permanecer nas fazendas e aguardam a presença do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para negociar.

Em nota pública emitida para informar sobre as ocupações, o MST chama toda a população à luta por Reforma Agrária e contra o latifúndio. “Quem produz alimentos neste país é a agricultura familiar que, mesmo sem os incentivos necessários, produz 75% dos alimentos que consumimos no Brasil”, diz a nota.

O MST acampou durante quase todo o mês de abril no Trevo Lagarto em Várzea Grande, para marcar as Jornadas de Lutas.

Leia a nota da ocupação:

A luta pela terra sempre fez parte da história do povo brasileiro, desde a ocupação do Brasil, quando os nobres portugueses desconsideraram completamente os povos indígenas que já habitavam neste imenso continente.

É baseado nessa resistência da luta pela TERRA que cerca de 120 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/MT ocuparam na madrugada de hoje, 14 de junho de 2011, a Fazenda Rancho Verde um latifúndio localizado no município Cáceres e mais de 250 Famílias na fazenda Mutum município de Glória d’Oeste na região Sudoeste/MT.

Para o MST está claro que a burguesia tem o dinheiro, e para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, resta a organização, a luta para resolver os problemas que assola o Brasil. Tais como: Alimentação, Moradia, Educação, enfim, melhores condições de Vida no campo e na cidade.

A luta pela reforma agrária, contra o latifúndio, deve ser uma luta de todos, pois quem produz alimentos neste país é a agricultura familiar que, mesmo sem os incentivos necessários, produz 75% dos alimentos que consumimos no Brasil.

Conclamamos a sociedade a apoiar a luta, pois como sempre afirmamos: REFORMA AGRÁRIA! Por justiça social e soberania popular.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro