MAB realiza encontro sobre modelo energético em Foz do Iguaçu

Seminário é paralelo a Congresso de empresários do setor elétrico Nos próximos dias 16 e 17 de junho o MAB e demais organizações sociais e ambientais realizam em Foz do […]

Seminário é paralelo a Congresso de empresários do setor elétrico

Nos próximos dias 16 e 17 de junho o MAB e demais organizações sociais e ambientais realizam em Foz do Iguaçu (PR) o Seminário Internacional Água e Energia: Soberania e Sustentabilidade dos Povos, com o objetivo de debater o atual modelo energético e as conseqüências negativas sobre as populações atingidas e os consumidores residenciais de energia elétrica. Participam do seminário atingidos por barragens, representantes de movimentos sociais e sindicais, de igrejas, redes e outros.

O evento é paralelo ao Congresso da Associação Internacional de Hidreletrecidade. A Itaipu Binacional é a anftriã do evento e recepcionará empresários do setor elétrico de diversos países do mundo. Entre os temas que serão discutidos estão: Visões divergentes sobre problemas sociais, Partilhar água para o desenvolvimento e Cooperação regional para o desenvolvimento da produção de energia hidrelétrica.

Posteriormente ao congresso os empresários farão uma viagem até Rondônia, em Porto Velho para conhecer as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que estão sendo construídas no Rio Madeira.

Para o MAB, o fato do Congresso realizar-se no Brasil é emblemático, pois é um dos países com maior potencial de geração hidrelétrica do mundo. “Essa visita em Rondônia é o exemplo de como estão querendo propagandear esse potencial. Em nosso rios, enxergam apenas grande obras e o quanto de lucro poderão ganhar com a construção de barragens. Somos contra a essa visão de saqueio de nosso bens naturais, nos deixando apenas com os desastres ambientais e com o rastro de violação dos direitos humanos. Neste sentido que estamos organizando este seminário paralelo, para discutir todos esses problemas, que são omitidos pelos empresários”, declarou Robson Formica, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens.

A energia elétrica no Paraná

O estado do Paraná é um exportador de energia, responsável por 25 por cento da eletricidade do país. Mas é fato que apenas 20 por cento de toda produção da eletricidade em território paranaense é usada de acordo com a demanda da população.

O quadro é de acumulação e concentração energética. Do total do consumo de energia elétrica no Paraná em 2008, segundo dados do IPARDES, os setores eletrointensivos, o setor industrial e os grandes comércios representam apenas 2% dos estabelecimentos, porém devoram 50 por cento da eletricidade.

Ainda de acordo com o coordenador do MAB, a diferença entre os consumidores livres e os consumidores residenciais (população) por unidade consumidora é de 60.618 vezes. “O que significa que uma grande industrial eletrointensiva no Paraná consome energia capaz de abastecer a população urbana da cidade de Guarapuava, de quase 200 mil habitantes”, explica.

Projetos de construções de barragens e hidrelétricas podem afetar 15 mil famílias no Paraná, com um total de 41 unidades geradoras. Outras tantas milhares de pessoas já foram atingidas.

Serviço

Data: 16 e 17 de junho

Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Avenida Iguaçu, 343 – Vila Iolanda, Foz do Iguaçu.

Contato: (46) 9902-2291

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/12/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Pela soberania sobre os recursos energéticos, seminário reúne países da América Latina e reforça luta conjunta

Organizações de diversos países do continente reforçam mobilizações pela soberania sobre os recursos energéticos e contra a privatização das empresas públicas de eletricidade entre elas Eletrobras no Brasil e ANDE no Paraguai

| Publicado 29/05/2023 por Camila Fróis, Francisco Kelvim

Enio Verri: “a nossa prioridade é gerar emprego, renda e desenvolvimento local”

Entrevista: Diretor-presidente brasileiro da Hidrelétrica de Itaipu fala das renegociações do Tratado Binacional entre Brasil e Paraguai, políticas tarifárias e novas perspectivas para a usina que é uma das maiores geradoras do planeta