MAB realiza audiência pública sobre a UHE de Garibaldi

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), juntamente com a Assembléia Legislativa de Santa Catariana, realiza amanhã (07/04) uma Audiência Pública, no Salão Paroquial do município de Cerro Negro (SC). […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), juntamente com a Assembléia Legislativa de Santa Catariana, realiza amanhã (07/04) uma Audiência Pública, no Salão Paroquial do município de Cerro Negro (SC).

O objetivo da atividade é discutir as reivindicações dos atingidos pela barragem de Garibaldi, tais como: terra, moradia, renda, entre outros. Para isso, será feito um estudo do relatório que aponta violações dos direitos humanos em áreas de barragens e do Decreto Presidencial que institui o cadastro dos atingidos por barragens. Estes estudos têm o objetivo de esclarecer os atingidos, para que eles conheçam seus direitos e atuem de forma mais ativa.

Participarão da audiência pública os atingidos por barragens, prefeitos e vereadores da região, o superintendente da pesca em Santa Catarina, o presidente da FATMA, representantes das entidades Amigos da Terra, Sinergia e da Igreja, entre outros.

Se a barragem de Garibaldi for construída ela vai atingir os municípios de Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Abdon Batista, Vargem e São José do Cerrito, expulsando centenas de famílias. De acordo com o projeto técnico, para a formação do reservatório serão inundados 1.864 hectares de terra, o muro da barragem terá 37 metros de altura e 915 metros de extensão e a barragem terá capacidade para gerar 150mw de energia. Os gastos previstos são da ordem de R$ 450 milhões.

Hoje no Brasil uma das principais fontes de energia elétrica são as barragens, que causam uma série de problemas a sociedade, principalmente para as populações atingidas. Antes de construir as barragens, as empresas vem com o discurso de que as hidrelétricas trazem desenvolvimento para as comunidades, municípios e para os atingidos.

Para o coordenador do MAB Denilso Ribeiro, existe somente uma forma para que os atingidos por barragens que hoje estão sem terra garantam seus direitos, que é através da organização e da mobilização. “Não vamos deixar que isso aconteça também na construção da UHE de Garibaldi, vamos lutar e garantir nossos direitos até o fim”, diz o coordenador.

Assessoria de Imprensa:

51 81631977

Cerro Negro

Rosana – 49 88156301

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro