Atingidos pela UHE Cana Brava discutem violação de direitos

Cerca de 500 atingidos pela barragem de Cana Brava participam nesta tarde (1º de abril) de uma audiência pública para debater o relatório que aponta violações dos direitos humanos na […]

Cerca de 500 atingidos pela barragem de Cana Brava participam nesta tarde (1º de abril) de uma audiência pública para debater o relatório que aponta violações dos direitos humanos na construção de barragens. O relatório foi aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, em novembro de 2010.

A Audiência acontece no município de Minaçú (GO) e foi organizada pelo Ministério Público Federal e pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Goiás.

Além dos atingidos pela barragem de Cana Brava, estão presentes representantes do Ministério Público Federal e Estadual, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Goiás, o deputado Mauro Rubem, representantes do Ibama e da empresa Tractebel.

A Tractebel é a responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Cana Brava, uma das barragens visitadas pela Comissão Especial, que comprovou, no total das sete barragens visitadas, 16 direitos humanos sistematicamente violados. Esses casos seguem ocorrendo na construção de barragens como, por exemplo, Jirau, em Rondônia. O consórcio responsável por esta usina também é formado pela Tractebel Suez.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro