Atingidos pela barragem de Belo Monte protestam em Altamira

Dezenas de pescadores de Altamira e região participaram da “Pescaria em Defesa do Xingu e contra Belo Monte”, como foi chamado o ato organizado para protestar contra a construção da […]

Dezenas de pescadores de Altamira e região participaram da “Pescaria em Defesa do Xingu e contra Belo Monte”, como foi chamado o ato organizado para protestar contra a construção da usina.

O dia 14 de março é simbólico, pois marca o Dia Internacional de Luta contra as Barragens, e neste ano marca também os 20 anos de lutas e conquistas do Movimento dos Atingidos por Barragens. Para celebrar estas datas, desde sexta-feira passada os pescadores de Altamira e região estiveram pescando nas águas do Rio Xingu, como forma de alertar a população sobre os graves riscos causados pela barragem, caso ela venha a ser construída.

Na manhã do dia 14, os barcos aportaram no porto de Altamira, em frente à sede da Eletronorte, onde dezenas de pessoas os esperavam. Ali foi montado o acampamento onde assaram os peixes e fizeram um grande ato político para conscientizar a população e chamar a atenção das autoridades para os impactos da construção da hidrelétrica.

Após o ato, foi servido o almoço com os peixes trazidos pelos barcos. Os peixes não consumidos foram doados para moradores carentes da cidade de Altamira. Outros movimentos sociais da região também participaram da organização da pescaria.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro