Atingidos por barragens em Rondônia comemoram 20 anos do MAB

Inicia neste dia 14 de março, Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, o Encontro dos Atingidos pelas barragens de Santo Antônio, Jirau e Samuel, em Porto Velho, Rondônia. O […]

Inicia neste dia 14 de março, Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, o Encontro dos Atingidos pelas barragens de Santo Antônio, Jirau e Samuel, em Porto Velho, Rondônia. O encontro segue até o dia 16 e acontece na Sede Social do Sindicato dos Professores de Rondônia.

Além de demarcar o dia de lutas, os atingidos irão debater sobre os direitos da população, aprofundando e qualificando a pauta de reivindicações. Outro objetivo do encontro é a preparação das mulheres que participarão do 1º Encontro Nacional das Mulheres, que acontece em Brasília, no início de abril. “Estamos já nos organizando nos ônibus, será um encontro muito importante para a animação das mulheres nas lutas”, disse uma atingida.

Um grande problema que será discutido é o “olhão do roubo”, como popularmente estão sendo chamados os medidores eletrônicos de energia, que estão sendo implantados no estado. Os moradores dos bairros de Porto Velho denunciam que desde que foi implantado o novo sistema, as contas de luz aumentaram muito. “Antes eu pagava bem pouco por mês, agora os talões da minha casa chegam a ser de R$ 600 reais. Estamos individados e não vamos aceitar que nos roubem dessa maneira”, disse um morador.

Lançamento do Relatório e comemoração dos 20 anos do MAB

Para a noite de hoje (14) está previsto um grande ato de Comemoração dos 20 anos do MAB e o lançamento do Relatório da Comissão Especial “Atingidos por Barragens”, aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, em novembro de 2010.

Foram convidados para a comemoração e lançamento as entidades amigas do MAB, representantes da Igreja e da Secretaria Estadual da Agricultura, professores universitários e parlamentares.

Durante quatro anos, a Comissão investigou casos de violação em sete barragens, nas principais regiões do Brasil. Entre as barragens apontadas pelo MAB para serem investigadas estavam as barragens de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira. No entanto, por pressão das empresas construtoras sobre o Ministério de Minas e Energia, estas duas barragens não entraram na lista das barragens a serem investigadas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro