MAB realiza reunião com atingidos pela UHE Colíder, em Mato Grosso

O Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) realizou, de 06 a 09 de março, reuniões com a população atingida pela Hidrelétrica de Colíder, prevista para ser construída no norte de […]

O Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) realizou, de 06 a 09 de março, reuniões com a população atingida pela Hidrelétrica de Colíder, prevista para ser construída no norte de Mato Grosso. As reuniões reuniram representantes dos movimentos sociais da Via Campesina, SINTEP- Subsede Colider, pescadores e agricultores.

Visto que o maior problema na região é falta de informação a respeito da construção da barragem, durante as reuniões foram feitos esclarecimentos sobre o direito da população atingida. Na avaliação do MAB, estes espaços permitem que a população fique ciente dos problemas da barragem, já que é estratégia das empresas negligenciar as informações.

Outro ponto positivo é de que o roteiro de reunião dará inicio ao processo de construção da organização dos atingidos. “Esta é a única forma de garantirmos, de fato, indenização justa e reparação das perdas que os municípios irão sofrer”, disse um dos coordenadores do Movimento. Como encaminhamento, ficou indicado para acontecer um encontro no mês de abril que reunirá atingidos dos municípios para trazer informações e construir a pauta de reivindicações da população.

A UHE Colider está prevista para ser construída nos municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba, e atingirá ainda os municípios de Colider e Claudia. A concessão da hidrelétrica está sobre a responsabilidade da Empresa Estatal do Paraná, COOPEL, e pelos cálculos com base no leilão da venda de energia, terá um lucro diário de aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais, com uma vida útil projetada para 150 anos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro