2ª turma dá continuidade à parceria entre movimento social e universidade

Entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro realizou-se a 2ª etapa da 2ª turma do curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo,  um convênio entre o Movimento […]

Entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro realizou-se a 2ª etapa da 2ª turma do curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo,  um convênio entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR).

Na etapa estiveram presentes cerca de 70 militantes de diversos movimentos sociais de todas regiões do Brasil e de vários países. A saber, Argentina, Panamá, México, Espanha, Colômbia, Moçambique e El Salvador.

Nesta etapa, o reitor da universidade Aloísio Teixeira, foi o professor da disciplina Imperialismo e outras teorias sobre o capitalismo. Segundo ele, esse e outros cursos com a presença de militantes de movimentos sociais são muito importantes, pois correspondem a uma visão de universidade que não existia antes. “A universidade deve ser para todos e tem que estabelecer relação com a sociedade. Ela não detém o monopólio do conhecimento. Há também o conhecimento produzido pelos movimentos sociais, portanto este curso representa uma troca de conhecimentos”, afirmou o reitor.

Os principais objetivos do curso são ampliar o acesso de integrantes de movimentos sociais ao saber científico acadêmico, acolhendo-os no ambiente universitário e contribuir para a capacitação desses militantes, aprofundando o conhecimento sobre as relações entre energia, meio ambiente e sociedade no capitalismo contemporâneo. Os dois primeiros dias do curso foram dedicados ao seminário Panorama Energético na América Latina.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/01/2011

“Venenos agrícolas matam”