Delegação de mulheres do País Vasco visita Erechim

Desde ontem, dia 9, 15 mulheres pertencentes a distintas organizações camponesas do País Vasco, Espanha, estão em Erechim/RS para conhecer as experiências de luta e organização dos movimentos sociais brasileiros. […]

Desde ontem, dia 9, 15 mulheres pertencentes a distintas organizações camponesas do País Vasco, Espanha, estão em Erechim/RS para conhecer as experiências de luta e organização dos movimentos sociais brasileiros.

As mulheres, que chegaram ao Brasil no dia 03 de novembro, são agricultoras que atuam em atividades como produção de flores, queijos, pequenos animais e alimentos em geral, além de terem experiências avançadas na venda direta aos consumidores.

“Todas estas nossas experiências são baseadas na agroecologia e na concepção defendida pela Via Campesina, de lutar para garantir a soberania alimentar dos povos, na produção de alimentos saudáveis para o conjunto da população e na defesa da pequena agricultura frente o modelo de produção de alimentos estruturado pelo agronegócio”, disse uma das mulheres participantes do intercâmbio.

No RS, onde o grupo chegou no dia 6, as agricultoras puderam conhecer experiências em assentamentos do MST, produção e feiras de alimentos agroecológicos e comunidades rurais que articulam a produção de alimentos com a produção de energia. Em Erechim, as visitantes foram recebidas por um grupo de mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de várias localidades do Estado e por representantes do Movimento Popular Urbano (MPU).  Estiveram em rápida visita na Universidade Federal da Fronteira Sul e posteriormente visitaram um Reassentamento Coletivo do MAB, onde puderam conhecer a forma de viver e organizar a atividade produtiva de famílias atingidas pela hidrelétrica de Machadinho.

Hoje, o grupo segue para Santa Catariana e permanece no Brasil até o dia 17.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro