10 de novembro: dia internacional de luta contra a barragem El Zapotillo, México

Os olhos do mundo estão postos em Temaca. Com este tema, os moradores de Temacapulín, estado de Jalisco, no México, sensibilizaram os 320 participantes do 3º Encontro Internacional dos Atingidos […]

Os olhos do mundo estão postos em Temaca. Com este tema, os moradores de Temacapulín, estado de Jalisco, no México, sensibilizaram os 320 participantes do 3º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens – 1º a 7 de outubro de 2010 – para o grande problema da barragem de El Zapotillo. A declaração do 3º Encontro Internacional dos atingidos indicou a data de 10 de novembro para que ações contra a barragem sejam realizadas no maior número de países possível, junto aos consulados e embaixadas mexicanas, assim como outras ações de protesto e contestação.

A luta do povo de Temacapulín impressionou aos participantes do encontro pela forte pressão que estão fazendo para a não construção da barragem El Zapotillo, projetada pra acumulação de água e abastecimento da cidade de Guadalajara e região. Uma vez mais, em nome do desenvolvimento, o governo mexicano quer destruir três povoados: Temacapulín, Acasico y Palmarejo. Desde que se anunciou a construção dessa barragem, os moradores perderam o sossego e agora estão contando com a solidariedade internacional para barrar o projeto.

Os governos federal e de Jalisco pretendem despejar mais de 800 pessoas dos três povoados para a construção dessa barragem. Não existe consulta Pública, nem estudos de impacto ambiental, mas já se levanta um muro de 105 metros sobre o rio Verde. Além de uma série de irregularidades administrativas para a construção da barragem, o despejo dos moradores constitui uma violência ao direito de viver em comunidade com uma cultura centenária, manifestações religiosas, costumes e identidade que são diretamente ligados ao território que está sendo violado. A história do povoado, por exemplo, remonta o século VI, e os mais velhos e as mulheres são os que mais estão sofrendo com a ameaça de deslocamento forçado.

Em uma mensagem aos brasileiros, Maria Felix Rodriguez, moradora de Temacapulin, pede que todos os apóiem nesta luta e afirma a importância da união internacional para avançar no impedimento e cancelamento da barragem. Neste sentido, os brasileiros se unem aos que neste dia estão em luta e dizem: “Não à barragem de El Zapotillo, Águas para a vida, não para a morte!”.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro