Atingidos por barragens do Brasil pedem cancelamento de El Zapotillo, no México

Hoje, 10 de novembro, ações estão acontecendo em todo o mundo contra a construção da barragem El Zapotillo, no México. Os 320 participantes do 3º Encontro Internacional dos Atingidos por […]

Hoje, 10 de novembro, ações estão acontecendo em todo o mundo contra a construção da barragem El Zapotillo, no México. Os 320 participantes do 3º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens, que aconteceu em outubro passado em uma das comunidades ameaçadas, saíram do evento com o compromisso de realizar ações nos 54 países de origem, pedindo o cancelamento imediato da barragem.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou uma carta ao embaixador mexicano no Brasil, Alejandro de La Peña Navarrete, solicitando que esta embaixada intervenha junto ao governo mexicano para o cancelamento da barragem El Zapotillo e para a discussão pública com o conjunto da sociedade de Temacapulín e região (veja carta).

Projetada pra acumulação de água e abastecimento da cidade de Guaatudalajara e região. Uma vez mais, em nome do desenvolvimento, o governo mexicano quer destruir três povoados: Temacapulín, Acasico y Palmarejo. Desde que se anunciou a construção dessa barragem, os moradores perderam o sossego e agora estão contando com a solidariedade internacional para barrar o projeto.

Os governos federal e de Jalisco pretendem despejar mais de 800 pessoas dos três povoados para a construção dessa barragem. Não existe consulta Pública, nem estudos de impacto ambiental, mas já se levanta um muro de 105 metros sobre o rio Verde. Além de uma série de irregularidades administrativas para a construção da barragem, o despejo dos moradores constitui uma violência ao direito de viver em comunidade com uma cultura centenária, manifestações religiosas, costumes e identidade que são diretamente ligados ao território que está sendo violado. A história do povoado, por exemplo, remonta o século VI, e os mais velhos e as mulheres são os que mais estão sofrendo com a ameaça de deslocamento forçado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro