Em Florianópolis, Via Campesina e sindicatos protestam contra Belo Monte

Hoje (20 de abril), integrantes da Via Campesina, sindicatos de trabalhadores do setor elétrico e demais trabalhadores urbanos de Santa Catarina estarão protestando em Florianópolis contra a Usina Hidrelétrica de […]

Hoje (20 de abril), integrantes da Via Campesina, sindicatos de trabalhadores do setor elétrico e demais trabalhadores urbanos de Santa Catarina estarão protestando em Florianópolis contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que acontece em Brasília. Os manifestantes farão uma audiência pública na Assembléia Legislativa do estado e depois seguirão em marcha para um ato simbólico em frente à sede da Eletrobrás no estado.

A usina está prevista para ser construída no estado do Pará, mas militantes de movimentos sociais, indígenas e ambientalistas, além de representantes de pastorais sociais e trabalhadores urbanos farão atos de protesto em sete capitais e na capital federal. Atingidos por barragens de 10 estados estarão mobilizados.

“Podem nos perguntar o que temos em comum com os atingidos por barragens do Pará? Dizemos que todos somos afetados pelo atual setor elétrico, pois tanto aqui como lá a energia está sendo gerada para movimentar as indústrias eletrointensivas, como a indústria de alumínio, celulose, a indústria automobilística. Temos o caso da usina de Campos Novos, Barra Grande e outras usinas da bacia do rio Uruguai que fazem parte da mesma estratégia de apropriação do território pelas empresas que dominam o setor elétrico. É o que acontecerá com Belo Monte e com a usina de Garibaldi, que estão querendo construir aqui perto de nós”, disse André Sartori, da coordenação do MAB.

O Movimento dos Atingidos por Barragens, em audiência com o presidente Lula realizada em fevereiro, reforçou sua posição contaria à construção dessa barragem. “Fazer ações contra Belo Monte é fazer ações contra esse modelo e a favor da soberania do povo brasileiro. A luta contra Belo Monte não é uma luta somente de quem vai sofrer os impactos diretos na região, é um problema de toda sociedade brasileira. Por isso, este debate da energia e de Belo Monte deve ser debatido por toda a sociedade”, concluiu Sartori.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro