Na Bahia, atingidos por barragens marcham na BR 210

Na última sexta-feira (6/2), atingidos por barragens organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) realizaram uma marcha na BR 210, no município de Curaçá (BA). Eles protestaram contra a […]

Na última sexta-feira (6/2), atingidos por barragens organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) realizaram uma marcha na BR 210, no município de Curaçá (BA). Eles protestaram contra a construção das barragens de Pedra Branca e Riacho Seco, projetadas para serem construídas no rio São Francisco.

Segundo o MAB, a população organizada, consciente de seus direitos, não aceitará mais barragens na região. Isso porque as barragens de Sobradinho e de Itaparica já trouxeram muita pobreza para o povo do Vale do São Francisco.

Para Marta Rodrigues, da coordenação do MAB, a marcha  foi o momento  de fortalecer o processo de resistência contra as barragens e de reforçar o desenvolvimento através da produção camponesa, da agricultura familiar com instalação de água, moradia, recuperação de estradas, luz elétrica etc.

As empresas que fizeram os estudos das barragens são Odebrecht, Chesf e Desenvix. Estima-se que as duas obras expulsarão cerca de 17 mil famílias.

Em assembléia realizada após a marcha, os atingidos decidiram preparar uma grande acampamento em Sobradinho, no mês de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro