Atingidos da Amazônia questionam grandes projetos de barragens e de mineração na região

Os atingidos por barragens e por projetos de mineração na Amazônia estarão reunidos nos dias 12 e 13 de dezembro na Escola Florestan Fernandes Amazônia, em Marabá (PA) para discutir […]

Os atingidos por barragens e por projetos de mineração na Amazônia estarão reunidos nos dias 12 e 13 de dezembro na Escola Florestan Fernandes Amazônia, em Marabá (PA) para discutir sobre os grandes projetos de barragens e de extração de minério que estão se instalando na região e que tem exercido uma pressão muito forte para a construção de suas plantas industriais. Entre os objetivos do seminário estão: socializar as experiências de organização nos diversos municípios e traçar uma proposta de ação unificada para o próximo período.

Os participantes vêm dos municípios de Tucumã, Urilândia do Norte, Paraupebas, Eldorado dos Carajás, Xinguara, Conceição do Araguaia, Tucuruí, São João Araguaia, Marabá e Canaã dos Carajás. A realidade nesses municípios é a expulsão dos agricultores de suas terras em virtude desses empreendimentos. “Até mesmo as ilhas formadas pela UHE Tucuruí estão sendo mapeadas pela Vale para extração de minério”, disse uma das lideranças que organiza o seminário. Ela completa: “A UHE Marabá, que está prevista para região, mais uma vez tem o objetivo de atender aos grandes consumidores, como a Vale”.

Até 2012 a empresa estará instalando em Marabá uma indústria de aço e, segundo dados da própria Vale, será capaz de produzir inicialmente 2,5 milhões de toneladas/ano de material semi-acabado, como bobinas e chapas laminadas. O empreendimento deverá refletir diretamente na economia e infra-estrutura da região, mas ao invés de melhorar a qualidade de vida do povo, deixará rastros de pobreza, como acontece em todos os outros locais onde se instala. Além da usina, a Vale projeta investimentos no Terminal Fluvial de Marabá. O governo federal, por sua vez, prevê melhorias na Hidrovia Marabá – Vila do Conde e no Terminal de Vila do Conde, além da construção das eclusas de Tucuruí.

“Temos que entender que estes projetos são todos interligados, e a barragem de Belo Monte vem atender o mesmo objetivo, porque a Vale já anunciou interesse em investimentos em mineração na região oeste do estado, onde se localiza a hidrelétrica”, disse um dos coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens. Está sendo organizado para o próximo ano um grande encontro dos atingidos pelos projetos da Vale e os atingidos da região amazônica irão participar.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro