Liderança dos atingidos pela hidrelétrica de Jirau é assassinada em Rondônia

No dia 15 de novembro, Osmar dos Santos Lima, 54 anos, foi assassinado brutalmente em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho (RO). Osmar era uma liderança da região onde está sendo […]

No dia 15 de novembro, Osmar dos Santos Lima, 54 anos, foi assassinado brutalmente em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho (RO). Osmar era uma liderança da região onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica de Jirau e atuava na organização dos atingidos pela barragem. Este é mais um fato que representa o aumento do número de casos de violência onde são construídas as barragens.

Além de assassinatos, na região onde estão sendo construídas as barragens de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, houve o aumento dos casos de prostituição, alcoolismo e pontos de drogas. “Todos esses problemas todos vêm junto as barragens e quem mais sofre é a população local que perdeu o sossego”, disse uma liderança local.

O que fica depois da obra é uma enorme dívida social e ambiental aos atingidos. As famílias desalojadas pela UHE Samuel, construída há 20 anos próxima a Porto Velho, ainda esperam ser indenizadas e estão lutando por isso. “O próprio presidente Lula reconheceu a dívida social que tem com os atingidos, queremos receber o que é nosso por direito”, disse uma moradora que se assusta com o que está acontecendo agora com os ribeirinhos do Madeira, afirmando que a política das empresas privadas no tratamento às populações é autoritária e violenta.

A Suez-Tractebel é a principal empresa acionista do consórcio que está construindo a usina de Jirau. Para o Movimento dos Atingidos por Barragens, entre todas as empresas privadas construtoras de barragens no Brasil, esta é a mais violenta e repressiva. “Não é de se estranhar que os conflitos aumentem onde esta empresa se instala”, disse uma das lideranças do Movimento, que pede uma séria investigação sobre a morte de Osmar.

O Movimento denuncia o processo de criminalização cada vez maior que os atingidos por barragens vêm sofrendo, exige o vim da violência e pede a punição imediata dos culpados, temendo que novos casos possam vir a acontecer.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro