20 anos de resistência no Vale do Ribeira

Neste sábado, dia 21 de novembro, os atingidos pelas barragens do Vale do Ribeira estarão reunidos para comemorar os 20 anos de resistência do povo à construção de barragens. O […]

Neste sábado, dia 21 de novembro, os atingidos pelas barragens do Vale do Ribeira estarão reunidos para comemorar os 20 anos de resistência do povo à construção de barragens. O Movimento dos Ameaçados por Barragem (MOAB) estará organizando a festa e são esperadas centenas de pessoas.

Irmã Ângela, uma das lideranças do Vale afirma: “Foram anos de muitas vitórias e também de muitos sofrimentos e derrotas. São anos que ficarão na história do Vale do Ribeira, onde a população resiste ao projeto de uma das maiores empresas do Brasil, a Companhia Brasileira de Alumínio”.

A hidrelétrica de Tijuco Alto pretende gerar 150 MW de energia. Este potencial será utilizado exclusivamente pela CBA, empresa do Grupo Votorantim, para alimentar seu complexo metalúrgico localizado em São Paulo.

A festividade acontece na cidade de Iporanga e terá início às 9h de sábado, às margens do rio Ribeira. Entre outros eventos haverá o lançamento do vídeo “Vale da Resistência”, que resgata a história de luta do povo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro