Atingidos por atual modelo de desenvolvimento realizam seminário no sul

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) e a ONG Amigos da Terra Brasil realizam nesta semana o Seminário sobre os […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região (Sinergia) e a ONG Amigos da Terra Brasil realizam nesta semana o Seminário sobre os grandes projetos e suas conseqüências no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O seminário acontece nos dias 18 e 19, em Cerro Negro/SC com objetivo de discutir os projetos de barragens, mineração e celulose, fazendo a análise de suas conseqüências e socializando informações entre os participantes. “É importante que cada vez mais construamos juntos esse debate e nos desafiemos a pensar saídas de organização, luta e propostas para um Projeto Popular de Desenvolvimento, onde as pessoas venham em primeiro lugar e não apenas o lucro das empresas”, afirmou Alexandra Borba, do MAB.

O local do seminário será organizado em forma de Acampamento na Comunidade Araçá, que está ameaçada pela construção da barragem Garibaldi. A abertura do evento será às 9 horas do dia 18, seguida de análise do momento atual. À tarde, os presentes debaterão sobre o tema “UHEs e PCHs no RS e SC: Desenvolvimento para que e para quem?”, além de uma mesa de debate sobre a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento dos grandes projetos.

No dia seguinte, os participantes debaterão sobre a política social e ambiental para tratamento às populações atingidas e haverá uma mesa com o relato de experiências de organização e lutas dos atingidos por projetos de barragens, celulose, mineração, entre outros.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro