Polícia: covardia ou legítima função?

As notícias dessa primeira quinzena de março que circularam nos meios de comunicação estão sendo marcadas pelas ações promovidas pela Via Campesina e a repressão policial sobre tais. Lembra-me o […]

As notícias dessa primeira quinzena de março que circularam nos meios de comunicação estão sendo marcadas pelas ações promovidas pela Via Campesina e a repressão policial sobre tais. Lembra-me o filme Tropa de Elite, que traz um debate interessante sobre a função da polícia em nossa sociedade que também deve ser o filme predileto da governadora Yeda Crusius, que creio não ter refletido sobre o mesmo. Para o filme é justo proteger com extrema violência a sociedade burguesa das próprias contradições que ela mesma cria: a miséria e a criminalidade. Mesmo se morrer inocentes.

Na história da humanidade somente à sociedade capitalista necessitou de um aparato policial como força tarefa em primeiro grau, não para defender-se dos invasores externos, mas para defender-se dos desafortunados internos protegendo o sagrado direito da propriedade privada. Mas não a mísera propriedade do trabalhador. Refiro-me aquela que se concentrou “abençoadamente” nas mãos da elite dominante.

Essa é a principal função da polícia. Dessa forma que ela foi teorizada por Augusto Comte através de sua filosofia positiva no séc.18 e posta em prática pelas repúblicas capitalistas. O Brasil chegou a ponto de estampar em sua bandeira nacional o dito francês que se refere em parte à repressão aos desafortunados do sistema industrial: Ordem e Progresso. Para o positivismo, o Progresso faz jus ao desenvolvimento industrial e tecnológico, que hoje encontra-se concentrado em mãos de poucos. Enquanto a Ordem, em grande parte, é para manter os pobres nos seus lugares. Jonh Stuart Mill, aluno de Comte, contradisse o mestre defendendo que em uma sociedade justa a polícia teria uma função secundária, a educação seria prioridade. Repito: a educação, provada pelo socialismo cubano.

Em nosso país, um batalhão policial fortemente estruturado e eficiente somente é visto em situações em que alguma classe trabalhadora ou movimento de sem-alguma-coisa está nas ruas reivindicando seus direitos ou questionando a função social de fábricas e latifúndios (a propósito, qual direito que hoje gozam os trabalhadores não foi conquistado através de lutas populares?). Entretanto, quando é para fazer segurança em nossas ruas e bairros para impedir a ação da “bandidagem”, pergunto: aonde esta a polícia?

O que nos cabe é uma polícia despreparada e com péssima estrutura para trabalho.

Se, tudo isso não for verdade, obrigo-me acreditar que a ação eficiente da polícia sobre manifestações das classes trabalhadoras é para recuperar seu crédito perante a sociedade devido a sua ineficiência de controlar a violência nos centros urbanos. Deve ser muito mais fácil coibir uma manifestação de trabalhadores do que traficantes e outros marginais armados que, por outrora, são produtos da relação social capitalista.

O paradigma é a covardia ou a legítima função?

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro