Secretário do Ambiente do RJ se reúne com famílias atingidas
Nesta sexta-feira, 6 de março, o secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, André Corrêa, estará participando de um ato no município de Cachoeiras de Macacu. O encontro […]
Publicado 06/03/2015
Nesta sexta-feira, 6 de março, o secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, André Corrêa, estará participando de um ato no município de Cachoeiras de Macacu. O encontro será realizado na sede da comunidade de Serra Queimada, local onde está prevista a construção da Barragem de Guapiaçu.
Com o ato, os atingidos pela barragem querem esclarecer questões relativas ao projeto de construção de uma barragem no Rio Guapiaçu. Dentre os assuntos que serão discutidos está a preservação do rio Guapiaçu e a política de direitos dos atingidos.
Diante da falta de água que assola a região sudeste do país, a escassez já se coloca como realidade para os cariocas. A solução anunciada pelo atual governador Luiz Fernando Pezão é afogar mais de três mil histórias. A barragem do rio Guapiaçu é apontada pelo governo como solução para o sistema Imunana-Laranjal, que abastece a região leste metropolitana do Rio de Janeiro.
A barragem, se construída, poderá atingir diretamente três mil pessoas, além de incidir sobre uma cadeia produtiva de quinze mil trabalhadores, que gera anualmente aproximadamente R$ 100 milhões. A região movimenta uma produção diária de 55 toneladas de alimentos, liderando o plantio de aipim e milho, produtos destinados principalmente ao consumo da capital do estado. O projeto como está elaborado, é considerado, pela Associação de Geógrafos Brasileiros, o mais prejudicial do ponto de vista dos seus impactos sociais e ambientais.
Na abertura do ato será exibido o documentário Guapiaçu: um Rio de Janeiro Ameaçado que retrata diversas irregularidades envolvendo o projeto da barragem. Indenizações que não ultrapassam o preço de um barraco, coação da empresa construtora e táticas de intimidação individual são algumas das violações de direitos humanos retratadas ao longo do vídeo.
Assessoria de imprensa:
(21)9.9909.6936
(21) 9.9406.8010
(21) 9.7517.3581