Curso de especialização em energia da UFRJ homenageia Hugo Chávez

Mais uma turma concluiu o curso “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de […]

Mais uma turma concluiu o curso “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O grupo de estudantes – militantes de organizações sindicais e movimentos sociais de oito países da América Latina – decidiu homenagear o Comandante Hugo Chávez dando seu nome à turma.

“Para nós, Chávez foi um exemplo ao reavivar o sonho do socialismo e integração dos povos na América Latina. Sua memória está presente em todas as nossas ações” afirmou o estudante José Antonio Garcia, de Honduras, durante a cerimônia de formatura, celebrada no prédio da Reitoria da UFRJ, no Rio de Janeiro.

O curso, simultaneamente de especialização e extensão, foi formado por quatro etapas semestrais de 15 dias. O encerramento da etapa final, na qual todos os estudantes apresentaram artigos científicos sobre o tema da energia, coincidiu com as celebrações do aniversário de Hugo Chávez. O grupo também participou de um ato em homenagem ao Comandante na sede do sindicato dos jornalistas do Rio de Janeiro, com a presença do cônsul venezuelano.

A centralidade da energia

“O curso nos ajudou a compreender a importância estratégica da energia para a sociedade capitalista. A Venezuela, resistindo a todos os ataques do imperialismo, é um exemplo disso. E nós do Brasil também vemos isso com muita clareza nesse momento em que a direita tenta privatizar a Petrobras”, afirmou o formando Ubiratã Dias, militante do MAB.

As organizações participantes reforçaram a importância do curso para a construção da unidade da classe trabalhadora na América Latina. “Quando fomos convidados a participar do curso, o sindicato se questionou o que tinha a ver nós, metalúrgicos, participar de um espaço sobre energia com os atingidos por barragens e os eletricitários. Agora compreendemos que a discussão da energia tem que ser de toda a classe trabalhadora para construirmos o projeto popular que nós sonhamos”, afirmou Fábio Adamczuk, do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim.

Essa foi a terceira turma a concluir a formação. “Esse curso é uma construção coletiva e só existiu por um processo de pressão dos trabalhadores, dos movimentos sociais”, afirmou Flávia Braga Vieira, pesquisadora do IPPUR e uma das articuladoras do curso, na cerimônia de formatura, realizada na sexta-feira, 6 de março. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro