MAB apresenta projeto de produção de alimento a professor moçambicano
Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), o estudante moçambicano Elmer Augustinho Carlos de Matos, esteve pelo interior de Erechim conhecendo um projeto de geração de renda e soberania alimentar, […]
Publicado 21/03/2014
Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), o estudante moçambicano Elmer Augustinho Carlos de Matos, esteve pelo interior de Erechim conhecendo um projeto de geração de renda e soberania alimentar, denominado de PAIS (Produção Orgânica Integrada e Sustentável). O projeto é desenvolvido pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e visa beneficiar famílias camponesas reassentadas e atingidas por barragens.
O PAIS compreende uma base produtiva que integra horta, pomar e a criação de pequenos animais, adotando tecnologias de baixo custo para facilitar o trabalho manual e racionamento de água. Não são somente seus canteiros e galinheiro arredondados que a metodologia PAIS inova, mas também o incentivo à produção de alimentos orgânicos. É um sistema muito interessante, seria muito apropriado para o povo rural pobre de Moçambique, declara Elmer.
Elmer é professor em sua terra natal e doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além dos projetos que o MAB desenvolve com reassentados, está buscando conhecer a metodologia organizativa do movimento para sua pesquisa de doutorado. Moçambique ainda está curando suas cicatrizes da guerra civil que durou aproximadamente 16 anos, e agora suas comunidades rurais sofrem com a ação de mineradoras transnacionais, comenta Elmer.