Atingidos de Aimorés se reúnem com a Vale e Governo Federal

Após o trancamento da estrada de ferro Vitória-Minas, Vale promete encaminhar reivindicações dos atingidos, mas cobra responsabilidade da CEMIG. Atingidos acreditam que apenas com mais mobilizações suas pautas serão atendidas. […]

Após o trancamento da estrada de ferro Vitória-Minas, Vale promete encaminhar reivindicações dos atingidos, mas cobra responsabilidade da CEMIG. Atingidos acreditam que apenas com mais mobilizações suas pautas serão atendidas.

Na tarde desta segunda-feira (18), atingidos se reuniram com diretores da Vale e representantes do Governo Federal para discutir as violações e as responsabilidades da Usina de Aimorés, localizada na região leste de Minas Gerais. Esta reunião foi uma conquista da ocupação da linha férrea Vitória – Minas, ocorrida no dia 13 de março, durante a Jornada de Lutas Contra as Barragens. 

Mais de 200 atingidos por Aimorés, dos municípios de Aimorés, Itueta e Resplendor, fizeram uma marcha pela cidade de Aimorés até o local onde a Comissão dos Atingidos estava reunida.
O membro da comissão e integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens,  Guilherme Sousa, avalia que a reunião foi boa, pois abriu um canal de diálogo que não existia. “Apesar de ser uma conquista, tudo depende da nossa força de mobilização e pressão para garantir os acordos”, afirma.

No decorrer da reunião, a Vale demonstrou boa vontade em atender a pauta, mas ressaltou que as decisões também dependem da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), que controla junto com a Vale a usina de Aimorés. “A luta não vai parar e chegou a hora de pressionar ambas as empresas responsáveis”, garante Guilherme.

Os atingidos exigem atendimento imediato às várias demandas da região, como o reconhecimento das mulheres pescadoras, indenização aos atingidos pelas enchentes, água para abastecimento e incentivo à produção no reassentamento.

Os atingidos permaneceram em vigília das 16h até ás 23h. Os diretores da Vale e integrantes do Governo Federal saíram pela porta dos fundos, após um deles ter sido vaiado pelo povo.

A região do Leste de Minas Gerais seguirá em luta até que todas as pendências sejam solucionadas.

 

Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro