Em audiência, Governo promete discutir leilão do pré-sal e questões do campo

Em audiência realizada na tarde de hoje (16), no Ministério da Agricultura, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do Ministro da Agricultura, […]

Em audiência realizada na tarde de hoje (16), no Ministério da Agricultura, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, movimentos sociais e sindicais acertaram outras duas audiências com o governo, que serão realizadas amanhã (17).

No período da manhã, o ministro Carvalho garantiu que o governo receberá uma comissão formada por representantes das organizações que estão mobilizadas em Brasília e entidades que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás – O Pré-Sal é Nosso.

As organizações defendem o monopólio e o controle estatal sobre o petróleo. “Toda descoberta do pré-sal é resultado de um grande esforço em pesquisa e investimentos da estatal Petrobrás. Após tudo pesquisado, estudado, testado e comprovado pela Petrobrás, entregar o petróleo para empresas estrangeiras é uma violação à soberania”, afirma o membro da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens, Gilberto Cervinski.

Desde o dia 03 de outubro, militantes do MAB e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) estão acampados em Brasília para cobrar o cancelamento do leilão do campo de Libra, agendado para a próxima segunda, 21.

Reunião com movimentos do campo


À tarde, Carvalho também garantiu uma audiência com movimentos que integram a Via Campesina para tratar das questões do campo. As principais pautas são a destinação de terras para a reforma agrária, a intensificação do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e soluções para o endividamento no campo.

Movimentos sociais também ocupam o Ministério da Agricultura e o Ministério da Pesca, reivindicando melhorias para a agricultura familiar e camponesa. Amanhã, as lutas seguem contra o leilão do petróleo do campo de Libra, na Bacia de Campos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro