Em audiência, Governo promete discutir leilão do pré-sal e questões do campo
Em audiência realizada na tarde de hoje (16), no Ministério da Agricultura, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do Ministro da Agricultura, […]
Publicado 16/10/2013
Em audiência realizada na tarde de hoje (16), no Ministério da Agricultura, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, do Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, movimentos sociais e sindicais acertaram outras duas audiências com o governo, que serão realizadas amanhã (17).
No período da manhã, o ministro Carvalho garantiu que o governo receberá uma comissão formada por representantes das organizações que estão mobilizadas em Brasília e entidades que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás O Pré-Sal é Nosso.
As organizações defendem o monopólio e o controle estatal sobre o petróleo. Toda descoberta do pré-sal é resultado de um grande esforço em pesquisa e investimentos da estatal Petrobrás. Após tudo pesquisado, estudado, testado e comprovado pela Petrobrás, entregar o petróleo para empresas estrangeiras é uma violação à soberania, afirma o membro da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens, Gilberto Cervinski.
Desde o dia 03 de outubro, militantes do MAB e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) estão acampados em Brasília para cobrar o cancelamento do leilão do campo de Libra, agendado para a próxima segunda, 21.
Reunião com movimentos do campo
À tarde, Carvalho também garantiu uma audiência com movimentos que integram a Via Campesina para tratar das questões do campo. As principais pautas são a destinação de terras para a reforma agrária, a intensificação do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e soluções para o endividamento no campo.
Movimentos sociais também ocupam o Ministério da Agricultura e o Ministério da Pesca, reivindicando melhorias para a agricultura familiar e camponesa. Amanhã, as lutas seguem contra o leilão do petróleo do campo de Libra, na Bacia de Campos.